Páginas

Como participar deste blog?


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi para reunir ou sistematizar a produção paraibana de LIJ, para que possamos conhecer mais e melhor os criadores locais e que, a partir de algumas informações-chave, possamos instituir uma regional da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil), que fortalecerá e, certamente, dinamizará o segmento nestas terras de tantos outros maravilhosos criadores. Então, se você é ou conhece escritores ou ilustradores paraibanos ou radicados na Paraíba que se dedicam à literatura infantil ou juvenil, junte-se a nós neste projeto.

Grande abraço a todos, Tonton.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Lançamento - 24 de março de 2012

O escritor Jairo Cézar lança no próximo dia 24 de março, às 17 horas, na Livraria Leitura, no Manaíra Shopping, em João Pessoa, o seu primeiro livro de poemas voltado ao público infantil – Rapunzel e outros poemas da infância. O lançamento da obra terá a apresentação da professora e Crítica literária da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil na Paraíba, Neide Medeiros. O livro vem com ilustrações coloridas de Tônio e para colorir de João Batista, pai do poeta.

Rapunzel e outros poemas da infância traz 25 poemas que vão desde a releitura de grandes clássicos infantis até aos animais que povoam o mundo fantasioso dos pequenos e pequenas. Segundo o autor, o livro foi concebido para ser uma ponte para outras leituras, pois provoca o leitor com poemas curtos que descrevem cenas recortadas de histórias como Rapunzel, os Três Porquinhos, Pinóquio, A Bela e a Fera etc.

Vale a pena conferir!

SERVIÇO

Lançamento: Rapunzel e outros poemas da infância

Quando: Livraria Leitura do Manaíra Shopping

Hora: 17 horas

Preço do livro: R$ 35,00

Contatos com o autor: (83) 8895-2705 ou, por e-mail: jairocezarsoares@gmail.com

sexta-feira, 16 de março de 2012

Lá vem a Emília - Concurso de Poesias

ACADEMIA TAUBATEANA DE LETRAS

III Concurso Literário Externo “ Acadêmica Judith Mazella de Moura”

Acha-se aberto, de 01 de março a 30 de maio de 2012, o III Concurso Literário Externo “Acadêmica Judith Mazella de Moura”, que será regido pelo seguinte

REGULAMENTO

O Concurso é destinado às pessoas maiores de 18 anos, excluídas as que forem membros da Academia Taubateana de Letras, qualificadas como membros titulares, honorários, correspondentes e beneméritos.

  1. O Tema a ser abordado é EMÍLIA (personagem da obra infantil de Monteiro Lobato).
  2. MODALIDADE: POESIA ( soneto, poesia clássica ou poesia livre).
  3. Apenas UM TRABALHO por autor.
  4. O texto não deverá ultrapassar 30 linhas e ser apresentado em 03 vias, papel A4, digitado em ARIAL, corpo 12, espaço simples.
  5. Colocar, no alto da página: o tema, o gênero de poesia escolhido e o pseudônimo do autor.
  6. O trabalho deve ser INÉDITO.
  7. Colocar, no mesmo envelope de remessa do trabalho, um envelope menor, contendo uma pequena folha de identificação, com os seguintes dados: nome e endereço completos do autor, ( não esquecer do CEP ), RG, pseudônimo, telefone para contato, e-mail (se tiver) e assinatura. Na face externa do envelope, escrever o pseudônimo e o gênero da poesia. Colar as abas deste envelope.
  8. Enviar o trabalho pelo Correio, endereçando assim: III Concurso Literário Externo “Acadêmica Judith Mazella de Moura” – A/C de Angelica Villela Santos- Rua Francisco Xavier de Assis, 36-Jardim Morumbi-Taubaté-SP-12060-460. Como remetente, colocar: Emilia de Lobato e o mesmo endereço de remessa. Os concorrentes não podem ser identificados externamente.
  9. Só receberemos trabalhos enviados pelo Correio e chegados ao destino até o dia 30-05-2012. ( exceto em caso de alguma eventualidade, como por exemplo, greve dos Correios).
  10. A Comissão Julgadora será composta por Acadêmicos da Academia Taubateana de Letras.
  11. Os trabalhos que não estiverem de acordo com as especificações deste Regulamento, não serão considerados.
  12. As decisões da Comissão Julgadora serão soberanas e irrecorríveis.
  13. Os autores premiados serão avisados por carta ou e-mail, contendo também a data, o local e o horário da sessão de premiação.
  14. Premiação: os 03 primeiros lugares receberão R$ 200,00. As 03 primeiras Menções Honrosas receberão Diplomas.

Taubaté, 01 de março de 2012

José Paulo Pereira – Presidente da ATL

Em caso de dúvidas, ligar para: (12) 3621-3251- após as 20 horas.-Angélica.

segunda-feira, 5 de março de 2012

Confissões...


Com que satisfação se inicia a minha semana, em especial no aspecto literário. Acabo de chegar de João Pessoa, de uma gostosa e já saudosa visita aos meus pais. Sempre que possível temos com eles, para que possam acompanhar o crescimento da neta mais nova, minha florzinha, Ana Clara. De lá, trouxe na bagagem, além do revigorante aconchego da família, um presente maravilhoso para quem dedica significativa parte de seu cotidiano à literatura infantil e juvenil. Ganhei de meu pai um exemplar da "Crestomatia", da qual ele tanto falava e eu tanto ouvia, com o desejo de - um dia - tê-la em mãos. Finalmente, este dia chegou!

E, agorinha mesmo, quando acabo de chegar ao edifício onde resido, eis que o porteiro me entrega o envelope com um exemplar de "Confesso que li", organizado por Yó Limeira e pela querida Neide Medeiros Santos. Esta última, que me remeteu a preciosidade, em cartinha mui amável diz que este "... não é um livro infantil, mas os escritores paraibanos falam de suas leituras feitas na infância e adolescência, alguns de forma bem descontraída, outros mais formais. A poeticidade está presente em muitos textos... Espero que você goste."

Confesso que deixei tudo o mais de lado e o folheei, com avidez, pra cá e para acolá. Se irei gostar? Posso dizer que adorei o presente, o que já li e o que lerei nas páginas seguintes, pelo que posso me atrever a recomendar ou sugerir que projetos semelhantes ganhem corpo por todo o Brasil. Quem sabe mundo afora? Grandes descobertas virão. Podem estar certos disso, pois há o relato de 34 escritores de diversas gerações. Peço sua licença: há belas páginas a desvendar (e com ricas ilustrações de capas de livros, gibis e tanto mais do imaginário desses leitores/escritores).

Referência completa: LIMEIRA, Yó, SANTOS, Neide Medeiros (org.) Confesso que li. João Pessoa: Ideia, 2012. 221 p. il. (ISBN 9788575396599)