Páginas

Como participar deste blog?


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi para reunir ou sistematizar a produção paraibana de LIJ, para que possamos conhecer mais e melhor os criadores locais e que, a partir de algumas informações-chave, possamos instituir uma regional da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil), que fortalecerá e, certamente, dinamizará o segmento nestas terras de tantos outros maravilhosos criadores. Então, se você é ou conhece escritores ou ilustradores paraibanos ou radicados na Paraíba que se dedicam à literatura infantil ou juvenil, junte-se a nós neste projeto.

Grande abraço a todos, Tonton.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Para começar...


Nada melhor do que falar de um dos mais prestigiados autores paraibanos: José Lins do Rego (1901 - 1957). E do seu "Historias de Velha Totônia", que tem ou ganhou o curioso subtítulo de "- um clássico da literatura infanto-juvenil". As ilustrações são do pintor, também paraibano, [Tomás] Santa Rosa (1909 - 1956), que ilustrou alguns dos mais importantes livros de nossa literatura.

Embora, por muitos, esta seja considerada a única obra de Zé Lins para o público infanto-juvenil, atrevo-me a discordar destes, pois, se bem me recordo (de modo muito nítido), a leitura de outros textos seus, tais como "O moleque Ricardo, Doidinho e Menino de Engenho", só para citar alguns, causou-me enorme prazer. E eu tinha algo entre 8 e 15 anos quando os li, pela primeira vez. Não é à toa que Zé Lins ganhou o status de autor universal, justamente por obras que encantam a leitores de toda as idades. Vale a pena ler (e reler!).

Ainda guardo, na casa de meus pais (em João Pessoa), cada um dos exemplares dos livros acima citados. Entretanto, já não me recordo a quem emprestei o meu primeiro exemplar das "Histórias...". Tem nada não, tive, mais uma vez, o prazer de adquiri-lo, em sua 20a edição (datada de 2009) - o que, por si só, marca a pujança da obra -, para abrir este blog com "um clássico"..

Abraços a todos, Tonton

2 comentários: