Páginas

Como participar deste blog?


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi para reunir ou sistematizar a produção paraibana de LIJ, para que possamos conhecer mais e melhor os criadores locais e que, a partir de algumas informações-chave, possamos instituir uma regional da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil), que fortalecerá e, certamente, dinamizará o segmento nestas terras de tantos outros maravilhosos criadores. Então, se você é ou conhece escritores ou ilustradores paraibanos ou radicados na Paraíba que se dedicam à literatura infantil ou juvenil, junte-se a nós neste projeto.

Grande abraço a todos, Tonton.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Um caracol que vai cada vez mais longe


Paulistana de Santos, Maria Valéria Rezende adotou há muito João Pessoa como o seu porto seguro. Entre idas e vindas a vários lugares do mundo, é na capital paraibana que a autora encontra o sossego e a inspiração para os seus livros infantis e juvenis, muitos dos quais selecionados para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do Ministério da Educação (MEC). Dentre estes, podemos citar: O arqueólogo do futuro (juvenil - contos - 2006), O problema do pato (infantil - 2007), Jardim de menino poeta (infantil - 2007), Conversa de Passarinhos (em parceria com ALICE RUIZ – poesia - 2008) e No risco do caracol (infantil - 2008).

Este último, ademais de selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para integrar o catálogo da Feira Internacional de LIJ de Bologna (a maior feira mundial dedicada à temática), no ano de 2009, foi também vencedor do Prêmio Jabuti, na categoria literatura infantil, neste mesmo ano.

Além dos já citados, Valéria Rezende é também autora do livro de contos Modo de apanhar pássaros à mão (2006) que, embora não tenha sido feito especialmente para jovens, ganhou a distinção do Selo de Altamente Recomendável da FNLIJ e de Hai-quintal: haicais descobertos no quintal - (infantil - 2011).

Então, nada mais resta a dizer: é literatura da melhor qualidade e de leitura amplamente recomendada.

2 comentários:

  1. Obrigada, Tonton! E note-se que sou cidadã pessoense por decreto, depois de sê-lo por escolha!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Valéria. Bom sabê-la pessoense, também de direito. Homenagem e reconhecimento mais que merecidos!
      Grande e fraterno abraço, Tonton.

      Excluir