Páginas

Como participar deste blog?


Prezados amigos,

Um dos motivos para que este blog viesse ao ar foi para reunir ou sistematizar a produção paraibana de LIJ, para que possamos conhecer mais e melhor os criadores locais e que, a partir de algumas informações-chave, possamos instituir uma regional da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil), que fortalecerá e, certamente, dinamizará o segmento nestas terras de tantos outros maravilhosos criadores. Então, se você é ou conhece escritores ou ilustradores paraibanos ou radicados na Paraíba que se dedicam à literatura infantil ou juvenil, junte-se a nós neste projeto.

Grande abraço a todos, Tonton.

sábado, 7 de julho de 2012

Edição Especial: Literatura Infantil


Prezados amigos,

Apesar de viver uma epopeia pelos aeroportos brasileiros na semana que passou, tive a grata satisfação de  trazer na bagagem, como leitura de bordo, um exemplar muito especial da Revista Educação: uma edição exclusiva, inteiramente dedicada à Literatura Infantil. Imprescindível para aqueles que lidam ou pretendem lidar com a temática. Serei breve (o cansaço da viagem não me permite ir além, mas a importância que atribuo à grata descoberta desta revista em uma banca de aeroporto, me faz postar ainda hoje esta notícia). Recomendo a cuidadosa leitura dos artigos, que percorrem, de modo sólido e claro, distintos aspectos da literatura infantil.

Pois bem, passemos à informação. A revista traz seis artigos que tratam, respectivamente, dos seguintes temas (e títulos das matérias), os quais enumero a seguir

1. O livro lúdico (Ler: uma brincadeira e tanto);
2. Relação texto e imagem (As marcas da palavra e da ilustração);
3. Poesia (Generosa poesia);
4. Prosa (Surpresa, captura e envolvimento);
5. História em Quadrinhos (Linguagem e leitura no mundo dos quadrinhos);
6. O livro na escola (A hora e a vez dos livros de literatura).

Li e reli toda a revista durante os voos e esperas nos saguões dos aeroportos. Dentre os textos, todos muito valiosos, destaco os de n. 2, 4 e 6. Excelentes!

Por fim, ainda que ao início da Revista, há uma bela resenha histórica sobre a produção da literatura infantil no Brasil, a cargo da Profa. Ligia Cademartori. Vale a pena correr (ou encomendar) à banca mais próxima.

Em tempo: a Revista Educação é uma publicação da Editora Segmento (Preço nas bancas: R$ 12,90)

Nenhum comentário:

Postar um comentário