Notícias sobre a Literatura Infantil e Juvenil na (e da) Paraíba, escritores e ilustradores locais, eventos e demais informações relacionadas à temática, de interesse para aficcionados e para o público em geral.
Páginas
Como participar deste blog?
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
Férias com crianças em Buenos Aires - Dica de verão
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Lançamentos e novo Edital FUNESC
Nesta 4a feira, dia 19 de dezembro, às 19 horas, terá lugar, no subsolo do Teatro de Arena do Espaço Cultural, o lançamento dos textos premiados no Concurso Literário José Lins do Rêgo, edição 2011, dentre eles dois livros infantis. Na mesma ocasião, será também lançado o Prêmio Literário Augusto dos Anjos. Maiores informações disponíveis em www.funesc.pb.gov.br/. Vale a pena conferir!
Melhores livros pelo Estadinho - Dicas de verão
O suplemento infantil d'O Estado de São Paulo, o Estadinho, apresentou recentemente uma relação de livros considerados, por uma comissão de jurados, como os 50 melhores livros infantojuvenis do ano. Como em toda seleção, na qual critérios subjetivos e critérios pessoais têm lugar, sempre esperávamos esta ou aquela inclusão na lista fornecida. Contudo, sem dúvida, é um bom ponto de partida para a escolha das leituras das férias. Com a palavra a garotada!
A lista completa dos livros e a matéria pode ser acessada aqui.
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Escritora de Literatura Juvenil vence o Jabuti na categoria Livro do Ano
O 54º Prêmio Jabuti anunciou na noite desta quarta-feira (28/11), durante cerimônia realizada na Sala São Paulo, os vencedores das categorias mais aguardadas do setor literário brasileiro. Com o livro Saga brasileira: a longa luta de um povo por sua moeda, a jornalista Miriam Leitão recebeu o prêmio de Livro do Ano de Não Ficção. Já a autora Stella Maris Rezende foi contemplada com o Livro do Ano de Ficção pela obra A mocinha do Mercado Central.
O desfecho da cerimônia foi marcado por discursos emocionados das duas ganhadoras. "Eu estou transbordando de alegria", afirmou no palco Miriam Leitão, após ter seu nome anunciado pelo apresentador da noite, Carlos Tramontina. Já Stella Maris descreveu-se como "muito emocionada" e classificou a distinção como um momento "mágico".
Stella Maris comentou ainda o fato de ter competido contra si mesma na categoria juvenil: enquanto "A mocinha do mercado central" ficou em primeiro, seu "A guardiã dos segredos de família" terminou em segundo. "Me parece que é a primeira vez que ganha um juvenil [como livro do ano de ficção]", afirmou a autora, antes de lembrar que faz 33 anos que publicou sua primeira obra.
Com ilustrações de Laurent Cardon e apresentação escrita pelo ator Selton Mello, "A Mocinha do Mercado Central" retrata as transformações da jovem Maria Campos, que decide aventurar-se por diferentes experiências e, em cada uma delas, adota um novo nome cujo significado a ajuda a vencer os desafios.
Stella Maris já havia sido indicada ao Jabuti três vezes. Para a autora, o reconhecimento de uma obra juvenil abre espaço para que esse gênero da literatura juvenil seja mais apreciado pelos leitores e pela mídia. “É a juventude querendo se conhecer”, disse ela ao se referir ao crescente interesse dos jovens pela literatura.
Com informações dos sites:
http://www.cbl.org.br/telas/noticias/noticias-detalhes.aspx?id=2020
http://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2012/11/miriam-leitao-e-stella-maris-rezende-ganham-o-premio-jabuti-2012.html
http://ultimosegundo.ig.com.br/cultura/livros/2012-11-29/stella-maris-rezende-e-miriam-leitao-ganham-jabuti-2012.html
domingo, 28 de outubro de 2012
Monstruosidades...
quarta-feira, 10 de outubro de 2012
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Parceria AEILIJ + Rede Globo Nordeste + Fliporto
A segunda edição do projeto "Brincar de escrever", iniciativa da Rede Globo Nordeste, contará com a parceria da AEILIJ e da Fliporto. As 20 melhores histórias serão publicadas na forma de livro impresso e os seus autores participarão de uma sessão na Fliporto Criança (dia 16/11, 6a feira, às 15h). Todas as histórias concorrentes tomarão parte em um lindo livro baseado na internet.
Assim como no ano passado, no período de 02 a 15 deste mês, haverá uma arena do projeto no Shopping Center Recife, que estará aberta para as inscrições e para a votação do público. As inscrições e a votação popular para as melhores histórias, assim como as demais informações da promoção, dentre estes o regulamento do concurso e a programação das atividades da arena (mediação de leitura, sessões de ilustração ao vivo e muito mais), estão disponíveis em www.brincardeescrever.com.br.
A primeira etapa técnica do processo seletivo estará a cargo de associados da AEILIJ, com a participação de autores de todo o país. A avaliação final dos trabalhos, bem como o júri especializado, será realizado com a participação de associados da regional Pernambuco, sob a condução do escritor Antonio Nunes (Tonton), coordenador de literatura infantil e juvenil da Fliporto e da AEILIJ/PE.
Vale a pena conferir, divulgar e participar!
domingo, 16 de setembro de 2012
De rabisco em rabisco.. surgiu um grande ilustrador.
Prezados amigos,
Na edição do Correio Criança deste domingo, vocês cohecerão um pouco de um dos mais talentosos ilustradores pernambucanos: o [José Carlos] Braga Câmara, meu habitual parceiro nas incursões pela Literatura Infantil e Juvenil. Conheçam um pouco mais do trabalho dele aqui.
Cordial abraço a todos, Tonton.
quarta-feira, 5 de setembro de 2012
Poesia mínima, por inteiro... Haicai!
Dando continuidade à parceria entre o Correio Criança e a AEILIJ, por intermédio da regional Pernambuco, a edição de n. 50 nos brinda com belos haicais da associada paraibana Maria Valéria Rezende. A autora, além de nos trazer explicações sobre a construção e a origem desta forma de poética, nos convida, também, a dar asas à imaginação e a expressar os nossos encantamentos e sentimentos a respeito da vida e do viver por intermédio dos haicais, mínimos, mas por inteiro. Vale a pena o desafio!
segunda-feira, 3 de setembro de 2012
Fique por dentro: Academia Boliviana de Literatura Infanti e Juvenil
Vale a pena conferir! Para maiores informações, escrevam para info@ablij.com ou acessem www.ablij.com
domingo, 2 de setembro de 2012
Academia Pernambucana de Letras lança Prêmios 2012
ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS
PRÊMIO “ELITA FERREIRA ” – LITERATURA INFANTIL 2012 - REGULAMENTO
Avenida Rui Barbosa, 1596 – Recife PE – CEP: 52.010500 CGC: 11.021.243/0001-22
Maiores informações pelo fones (81) 3268-2211 e (81) 9644-8181
segunda-feira, 27 de agosto de 2012
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Livros em braile fazem sucesso entre crianças cegas na Bienal do Livro de São Paulo
Na fotografia acima, uma criança com deficiência visual lê "Voltas às aulas", texto meu e ilustrações do colega paulista Danilo Marques. Em todos os recantos do mundo, crianças são ávidas por descobertas. Assim, é mais que necessário produzir e disponibilizar livros acessíveis, como faz, com muita propriedade, a Fundação Dorina Nowill.
A este respeito, assistam ao excelente vídeo do SP/TV, acessando aqui.
terça-feira, 7 de agosto de 2012
Coleção Diferenças - AEILIJ Solidária
Neste próximo dia 10 de agosto, a partir das 14 horas, serão lançados na Bienal do Livro de São Paulo os novos títulos da Coleção Diferenças, com textos e ilustrações de associados da AEILIJ. Este projeto é resultado da parceria da entidade de criadores (e leva o Selo AEILIJ Solidária) com a Fundação Dorina Nowill para Cegos. Dentre os livros a serem lançados está o "Volta às aulas", com texto de Tonton e ilustrações de Danilo Marques, que narra situações do cotidiano de uma criança com deficiências múltiplas. A série faz parte do conjunto de obras acessíveis produzida pela Fundação para leitores com ou sem dificiência visual. Vale a pena conferir!
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
Tem Trevo de Leituras novo no ar!
O Trevo de Leituras é um projeto institucional da AEILIJ, no qual três autores lêem, em espiral, e resenham os livros de seus colegas. Assim, tem-se um constante avançar do conhecer da obra, do estilo e das criações dos demais colegas. Com edições mensais, o trevo favorece não apenas a interação dos criadores e associados da AEILIJ entre si, mas também com o público - que ganha um "outro olhar" a respeito dos livros com os quais toma contato. É super legal, vale a pena conhecer! Conheçam as obras e as resenhas mensais aqui.
quinta-feira, 2 de agosto de 2012
Incentivo ao livro e à leitura - novas campanhas!
MinC e FBN lançam nova campanha de leitura em rádio e TVs
Com o objetivo de fomentar e valorizar os hábitos de leitura e incentivar o uso das bibliotecas públicas, a Ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), Galeno Amorim, lançam nesta quinta-feira, 2/8, às 11h, na Biblioteca Nacional, no Rio, a segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais. O objetivo é chamar a atenção para a leitura como uma atividade prazerosa e um caminho para o crescimento pessoal dos leitores. Vários artistas da Rede Globo estarão no filme que ficará durante todo o mês de agosto na TV, rádio e internet.
|
Leia Mais, Seja Mais também nas redes sociais
Além dos filmes de TV, spots de rádio e banners de internet, a segunda etapa da campanha Leia Mais, Seja Mais (que há sete meses esteve em jornais e revistas) terá uma série ações nas redes sociais. As páginas do Ministério da Cultura e da Fundação Biblioteca Nacional no Facebook, por exemplo, trarão, já a partir de quinta-feira, um convite para que os internautas substituam, por algum tempo, suas imagens de perfil por capas dos livros que mais gostam, tornando assim suas páginas, literalmente, um FACEBOOK (ou, em português, uma CARA DE LIVRO).
|
Nota do editor deste blog: Bem legal a iniciativa, super criativa. Sem dúvida, vou aderir à campanha do Facebook. Difícil mesmo vai ser decidir qual capa de livro irá se transformar em minha "cara". Juntem-se a nós!
segunda-feira, 23 de julho de 2012
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Terminando as férias...
Prezados amigos e frequentadores deste blog,
É com satisfação que comunico que, como coordenador da Regional Pernambuco da AEILIJ, firmamos parceria com o Suplemento Correio Criança do Correio da Paraíba. Assim, a cada quinze dias, o público terá histórias minhas e de outros criadores associados à AEILIJ de todo o Brasil, bem como contará com entrevistas, ilustrações, resenhas e sugestões de livros. Outras ideias estão por vir...
Esta parceria reforça o compromisso das duas organizações em levar às crianças, em especial as paraibanas, literatura infantil da melhor qualidade, prezando pela qualidade literária e estética deste conteúdo, visando a formação de jovens leitores, para que, neste sentido, possam ampliar sua visão de mundo, da condição humana, contribuindo, também, para o desenvolvimento do senso crítico e da criatividade.
Para acessarem o conteúdo deste suplemento, basta clicar sobre o logo do Correio Criança (no rodapé desta página). Este projeto comum teve início na edição de n. 46. Boa leitura. Divirtam-se!
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Teatro Infantil nos finais de semana - Vale bônus!
Durante todos o mês de julho, o musical infantil "Os três porquinhos", estará em cartaz aos sábados e domingos no Teatro Ednaldo do Egypto, sempre às 17 horas. Vale a pena, vá conferir!
Imprima a imagem desta notícia, apresente-a na bilheteria do teatro e pague meia entrada.
Maiores informações sobre a localização e a programação deste teatro, podem ser obtidas em http://www.teatroednaldodoegypto.com.br/
TEATRO EDNALDO DO EGYPTO
Rua Maria Rosa, 284, Manaíra - João Pessoa (PB)
Telefone: (83) 3214-8021
Com informações do mailing da produção do espetáculo.
terça-feira, 10 de julho de 2012
Tonton no Correio Criança
Prezados amigos,
Tive o prazer de ser entrevistado para o suplemento Correio Criança, do Correio da Paraíba, de João Pessoa, minha terra natal. Foi legal recordar um pouco de minha infância naquelas terras, para onde sempre faço questão de voltar. Ficou muito legal a matéria (que saiu no último dia 8 de julho), mas há uma correção a fazer: eu não sou presidente de nada, sou apenas o coordenador regional da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) em Pernambuco, onde resido há cerca de 20 anos.
Espero que gostem. Ah, a ilustração do conto "Pelas tardes de uma criança", é do ilustrador Braga Câmara, parceiro habitual nas andanças pela literatura infantil.
Abração a todos e tudo de muito, muito bom, Tonton.
P.S. O Correio Criança premiará com livros autografados por mim as melhores continuações do conto escritas por crianças paraibanas. Tá valendo!
sábado, 7 de julho de 2012
Edição Especial: Literatura Infantil
Prezados amigos,
Apesar de viver uma epopeia pelos aeroportos brasileiros na semana que passou, tive a grata satisfação de trazer na bagagem, como leitura de bordo, um exemplar muito especial da Revista Educação: uma edição exclusiva, inteiramente dedicada à Literatura Infantil. Imprescindível para aqueles que lidam ou pretendem lidar com a temática. Serei breve (o cansaço da viagem não me permite ir além, mas a importância que atribuo à grata descoberta desta revista em uma banca de aeroporto, me faz postar ainda hoje esta notícia). Recomendo a cuidadosa leitura dos artigos, que percorrem, de modo sólido e claro, distintos aspectos da literatura infantil.
Pois bem, passemos à informação. A revista traz seis artigos que tratam, respectivamente, dos seguintes temas (e títulos das matérias), os quais enumero a seguir
1. O livro lúdico (Ler: uma brincadeira e tanto);
2. Relação texto e imagem (As marcas da palavra e da ilustração);
3. Poesia (Generosa poesia);
4. Prosa (Surpresa, captura e envolvimento);
5. História em Quadrinhos (Linguagem e leitura no mundo dos quadrinhos);
6. O livro na escola (A hora e a vez dos livros de literatura).
Li e reli toda a revista durante os voos e esperas nos saguões dos aeroportos. Dentre os textos, todos muito valiosos, destaco os de n. 2, 4 e 6. Excelentes!
Por fim, ainda que ao início da Revista, há uma bela resenha histórica sobre a produção da literatura infantil no Brasil, a cargo da Profa. Ligia Cademartori. Vale a pena correr (ou encomendar) à banca mais próxima.
Em tempo: a Revista Educação é uma publicação da Editora Segmento (Preço nas bancas: R$ 12,90)
segunda-feira, 18 de junho de 2012
Fliporto confirma nomes para 2012
Na 4a feira, dia 13/06, em coletiva à imprensa, a equipe da Fliporto, na qual tomo parte como Curador de Literatura Infantil e Juvenil, sendo um dos responsáveis pela programação dos braços Fliporto Criança e Nova Geração, confirmou alguns nomes para o evento. Nestes segmentos, destacamos a vinda da escritora ANA MARIA MACHADO, atual presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL) e ganhadora, em 2000, do Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o Prêmio Nobel da Literatura Infantil.
Além da escritora Ana Maria Machado, também já estão confirmados os escritores Alexandre de Castro Gomes, Cristina Villaça, Flávia Côrtes, Léo Cunha, Luiz Raul Machado e Paula Pimenta, bem como os ilustradores Cris Alhadeff e Silvino, dentre outros.
A Fliporto 2012, que terá lugar de 15 a 18 de novembro na bela e acolhedora cidade de Olinda, promete ser uma grande festa, recheada de literatura infantil e juvenil da melhor qualidade. Aguardem mais novidades sobre as ações continuadas para este público, bem como a confirmação de novos nomes. Sejam mais que bem vindos.
terça-feira, 22 de maio de 2012
O teatro infantil de Maria Clara Machado
quarta-feira, 2 de maio de 2012
PNLL - Plano Nacional do Livro e Leitura
PNLL - Plano Nacional do Livro e Leitura As ações do Ministério da Cultura e da Fundação Biblioteca Nacional em 2012 para construir um novo país de leitores
2. Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores: R$ 56,2 milhões 3. Valorização Institucional da Leitura e de Seu Valor Simbólico: R$ 8 milhões 4. Fomento à Cadeia Criativa e à Cadeia Produtiva do Livro: R$ 54,9 milhões Total: R$ 373 milhões | ||||||||
Ações e investimentos do Ministério da Cultura e Fundação Biblioteca Nacional constantes do Plano Nacional do Livro e Leitura em 2012: R$ 373 milhões. | ||||||||
Eixo 1 Democratização do Acesso - R$ 254,6 milhões | ||||||||
| ||||||||
Eixo 2 Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores - R$ 56,2 milhões | ||||||||
| ||||||||
Eixo 3 Valorização Institucional da Leitura e de Seu Valor Simbólico - R$ 8 milhões | ||||||||
• Apoio à implantação de Planos Estaduais e Municipais de Livro e Leitura;
• Campanha de Leitura Leia Mais, Seja Mais, com ações para fomentar a leitura em 78 jornais e revistas, internet e emissoras de rádio e televisão em âmbito nacional (NOVO). | ||||||||
Eixo 4 Fomento à Cadeia Criativa e à Cadeia Produtiva do Livro - R$ 54,9 milhões | ||||||||
| ||||||||
(61) 2024-2680 – Secretaria-Executiva do PNLL
(61) 2024-2630 – Ministério da Cultura (21) 3095-3879 – Fundação Biblioteca Nacional Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas / Centro Internacional do Livro | ||||||||
sexta-feira, 27 de abril de 2012
Entrevistas com Ana Maria Machado
Prezados amigos,
Atendendo a uma solicitação (sugestão) de um leitor deste blog, fiz um breve apanhado sobre entrevistas da escritora Ana Maria Machado e suas impressões sobre a LIJ no Brasil.
O primeiro vídeo para o Programa Entrelinhas; o segundo no qual fala de sua infância e, por fim, uma entrevista ao Itaú Cultural.
Espero que apreciem. Novas sugestões serão sempre bem vindas.
Abraços a todos, Tonton
terça-feira, 24 de abril de 2012
Carta à Ministra Anna de Holanda
Ministra da Cultura,
Nós, da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, AEILIJ, vimos por meio desta, tornar público o nosso repúdio a qualquer alteração na lei de Direito Autoral que prejudique o direito, garantido pela Constituição Federal, do criador sobreviver com os frutos de seu trabalho.
Embora a versão do projeto de reforma da LDA que se encontra na Casa Civil não tenha sido disponibilizada ao público, a todo o momento surgem notícias na imprensa de que várias formas de utilização não autorizada pelos autores poderão ser permitidas por lei, o que é motivo de insegurança para todos nós. A liberação de cópias integrais de obras para fins “educacionais”, por exemplo, fere o direito do criador, uma vez que, diferente do que tem sido
dito, é uma fonte geradora de proventos financeiros para todos aqueles envolvidos no processo, à exceção do próprio criador.
O compartilhamento gratuito de cópias digitalizadas na internet, apesar da boa intenção do
usuário, certamente prejudicará as vendas dos livros, como já foi visto na indústria fonográfica. Requeremos atenção especial a este caso, e que qualquer solução apresentada seja antes discutida com os autores, em vez de imposta em forma de lei.
Entendemos que o objetivo deste ministério é incentivar a produção artística e cultural do
país, mas lembramos que, para isto, são necessários criadores. Retirada, através da liberação
de formas de utilização não autorizada, a possibilidade de sobrevivência através da exploração econômica do seu trabalho, restará aos criadores apenas a discutível alternativa do mecenato (que a História nos mostra, sempre foi um grande limitador da liberdade artística).
Para incentivar a produção de cultura é necessário proteger o autor original. Este é nosso
desejo, este é nosso direito. Em defesa dele, solicitamos o seu apoio.
Atenciosamente,
Hermes Bernardi Jr.
Presidente
AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil
terça-feira, 17 de abril de 2012
Coleção AEILIJ Solidária - Fundação DORINA

Novo site da AEILIJ está no ar!

segunda-feira, 16 de abril de 2012
MOVIMENTO POR UM BRASIL LITERÁRIO-MBL

9:30– Leitura além do entretenimento
Luiz Percival – Doutor em Linguística/UFOPA
Direção: Duto Sperry - Apoio Instituto C&A
11:00–Geneviève Patte – Bibliotecária – França (com tradução simultânea)
Maria das Graças Castro – Diretora da Editora da UFG e professora da UFG
Nilma Lacerda – Doutora em Letras Vernáculas, com Pós-doutorado em História Cultural
Christine Castilho Fontelles – Diretora de Educação e Cultura do Instituto ECOFUTURO
domingo, 15 de abril de 2012
Minha turma de almofadas
Minha mãe estava radiante e o meu pai todo orgulhoso. Afinal, haviam conquistado a tão sonhada casa própria. Ainda havia muitas prestações a pagar, é verdade, mas podíamos dizer, finalmente, que aquela era a “nossa casa”.
Bem que ela ficava no meio do nada. Não tínhamos vizinhos e sequer o ônibus chegava lá. O ponto final mais próximo ficava distante uns bons minutos de caminhada. E como eu era o filho mais novo, por alguns anos, não tive a companhia de amiguinhos na vizinhança com quem brincar, pois tenho apenas dois irmãos: um homem quase dez anos mais velho e uma irmã cuja diferença de idade para mim ultrapassa os dois anos. Não que eles não brincassem comigo, mas os seus interesses eram bem distintos dos meus, pelo que as oportunidades para as brincadeiras comuns eram muito raras. Mesmo para ela, naquela época, estes poucos anos a mais pareciam uma eternidade.
Entretanto, a minha rotina diária ao chegar do colégio – eu estudava pela manhã – resumia-se a tomar banho, almoçar, fazer os deveres escolares e, somente após isso, brincar. E muito!!!
Para suprir a ausência de outras crianças nas redondezas, tratei logo de inventar amigos. As muitas almofadas que a minha mãe fizera com todo zelo para a sala da casa nova foram ganhando nomes e personalidades. E olha que havia almofadas de todos os tipos e cores: quadriculadas, lisas, com ou sem botões, claras, escuras e até um almofadão que ficava em meu quarto e sobre o qual repousava o uniforme escolar ao regressar ao lar. Assim, surgiram: Flávio, Flavinho, André, Ana, Aninha, Loreta, Mônica, Joel e tantos outros mais.
Quando a cobertura das almofadas se estragava e era trocada, de imediato, criava uma história para justificar a nova situação: uma transferência para outro colégio, uma viagem para visitar parentes em outra cidade e, até mesmo, como acontecera comigo, uma nova moradia em outro bairro, muito, mas muito longínquo. Novas personagens sempre entravam em cena. Com aquelas almofadas, aprendi que pessoas vêm e se vão, que entram e saem de nossas vidas, naturalmente.
Perdi a conta de quantas partidas de futebol disputei, quantas aventuras memoráveis vivi ao lado de “minha turma de almofadas”, bem como de quantas leituras partilhamos. Habitualmente, colocava todas as almofadas em círculo e lia para elas. Os meus amiguinhos permaneciam respeitosamente em silêncio para ouvir atentamente cada palavra proferida. Eu me sentia um verdadeiro super-herói, com um poder mais do que especial e que jamais poderia ser retirado de mim. Eu sabia ler! Se bem me lembro, tudo começou em um dia chuvoso. E nunca mais deixei de repetir aquela maravilhosa experiência.
Pois é. Por vezes chovia, chovia forte e ficava impossível aproveitar o amplo quintal ou a garagem dos carros.
E aquela turma, os primeiros destinatários de minhas primeiras criações, tornou-se, tornaram-se companheiros inseparáveis e insuperáveis naquelas tardes e início de noites chuvosas, durante alguns anos. E a sensação se tornou tão gostosa que, muitas vezes, mesmo que um belíssimo sol brilhasse lá fora, preferi permanecer no interior da casa para partilhar com eles os livros que me chegavam às mãos e as histórias que criava, ainda que não as registrasse por escrito. Era um mundo de infinita magia e possibilidades. E do alto dos meus oito anos de idade, a vida não conhecia limites.
Creio que foi justamente ali que, sem que eu pudesse imaginar, nasci como escritor. E ainda hoje, quando rodeado de crianças, para ler as minhas ou histórias de outrem, invade-me a alma a prazerosa sensação de que retornei àqueles dias de minha infância e que recupero todo o significado de coisas boas que ela teve para mim. É, simplesmente, um mágico e indescritível momento. Algo que desejarei renovar por toda a minha vida, sempre.
Com aquela turma de almofadas aprendi ou compreendi duas condições fundamentais para ser escritor:
1) Lidar com a solidão, a reclusão criativa necessária para dar vida aos textos – embora sempre estejamos muito bem acompanhados de agradáveis destinatários imaginários e de personagens os mais diversos;
2) Lidar com o leitor abstrato – aquele não individualizado ou identificado – com quem imaginamos dialogar enquanto escrevemos, para ele e para todos os outros possíveis leitores de nossos escritos.
Então, se eu puder oferecer uma sugestão para vocês, que lêem agora este meu texto – se já não for o caso –, peço para experimentarem esta sensação de partilhar a leitura de um livro com crianças. É, sem dúvida, insuperável o efeito, sobre o nosso coração adulto, de perceber seus olhos brilhando, de encantamento, de comedida ansiedade e na expectativa de descobrirem o final da narrativa, até a próxima história.
E isso, faz um bem danado. Podem acreditar!
Obs: Tenho como princípio não publicar textos de caráter pessoal neste blog, mas atendendo a pedidos de amigos que atuam na LIJ, trago a público este que narra um pouco de minhas origens como escritor. Espero que apreciem. Grande abraço a todos, Tonton.
quarta-feira, 4 de abril de 2012
Lançamentos AEILIJ no Salão da FNLIJ
BJ = Biblioteca para Jovens
BC = Biblioteca para Crianças
EL = Espaço de Leitura
EI = Espaço do Ilustrador
09:00 - BC - Sandra Lopes (Cordel da Candelária, ed. Escrita Fina)
10:00 - BJ - Caio Riter (Eu e o silêncio do meu pai, ed. Biruta)
10:00 - EL - Sandra Ronca (Com que bicho você se parece?, ed. RHJ)
11:00 - BC - Rogério Andrade Barbosa (Ndule Ndule, assim brincam as crianças africanas, ed. Melhoramentos)
11:00 - EL - Anna Rennhack (A menina e o mendigo, de Charles Kiefer, ed. Record)
13:00 - BC - Ieda de Oliveira e Lupe Vasconcelos (Folclore em versos: Boitatá, ed. Zit)
14:00 - BC - Alessandra Pontes Roscoe (Caixinha de guardar o tempo, ed. Biruta)
14:00 - EL - Adriano Messias (Era lobisomem mesmo!, ed. Positivo)
15:00 - EL - Ricardo Benevides (Bola ou búlica, ed. Globo)
15:00 - EI - Salmo Dansa (Performance de Ilustrador)
16:00 - BJ - Salmo Dansa (A bruxa de lagoa negra, ed. Paulinas)
16:00 - EL - Regina Drummond (Coleção Eu, Ana e Coleção Samot, ed. Rideel)
09:00 - EL - Adriano Messias (Dia de chuva e Dia de sol, ed. Biruta)
10:00 - BJ - Socorro Acioli (Ela tem olhos de céu, ed. Biruta)
10:00 - EL - Alexandre de Castro Gomes (O menino que coleciona guarda-chuvas, ed. Globo)
11:00 - BJ - Luiz Antonio Aguiar (org.) e Sandra Pina (Góticos contos clássicos e As aventuras de Tom Sawer, ed. Melhoramentos)
11:00 - BC - Celso Sisto (O rei das pequenas coisas, ed. Planeta)
11:00 - EL - Ieda de Oliveira e Fabiana Salomão (Viva o reino da terra, ed. Prumo)
12:00 - EL - Maté (Cadê o capitão Sardinha?, ed. Globo)
14:00 - BC - Alcides Goulart e Cris Alhadeff (Tá com medo?, ed. Jovem)
14:00 - EL - Anna Claudia Ramos (Era uma vez três velhinhas, ed. Globo)
15:00 - BC - Georgina Martins (Com que será que eu me pareço?, ed. Planeta)
15:00 - EL - Rogério Andrade Barbosa (Karingana wa karingana, ed. Paulinas)
16:00 - BJ - Rogério Andrade Barbosa (A tatuagem, ed. Biruta)
11:00 - BC - Mary e Eliardo França (Todas as letras, ed. Global)
12:00 - EL - Flávia Savary (Meus olhos são teus olhos, ed. Positivo)
13:00 - BJ - Luiz Antonio Aguiar, Caio Riter e Flávia Côrtes (Soneto nas trevas, A filha das sombras e Senhora das névoas, ed. Edelbra)
14:00 - BJ - Rui de Oliveira (Quando Maria encontrou João & O amor plenilunar, ed. Nova Fronteira)
14:00 - EI - Eliardo França (Performance de Ilustração)
17:00 - BJ - Inês Stanisiere (Diário da Carol / De menina para menina, ed. Planeta)
17:00 - BC - Pedro Bandeira (Um gol de placa, O valente de calça molhada, Como conquistar essa garota e Aqueles olhos verdes, ed. Moderna)
18:00 - BJ - Rui de Oliveira (Três anjos mulatos do Brasil, ed. FTD)
14:00 - BC - Celso Sisto (Flor das alturas, ed. Zit)
14:00 - EL - Ana Sofia Mariz (Coleção Turma da horta via, ed. Zit)
15:00 - BJ - Celso Sisto (Diáfana, ed. Scipione)
15:00 - EL - Sonia Rosa (O menino de olhar apertadinho que enxergava longe, ed. Autêntica)
16:00 - BC - Ana Maria Machado (Quem foi que fez?, ed. Global)
16:00 - EL - Luciana Savaget (Poeta sem palavras, ed. Planeta)
17:00 - BC - Ana Maria Machado (Histórias greco-romanas e Histórias àrabes, ed. FTD)
14:00 - EL - Ana Sofia Mariz (A pedra na praça, ed. Rovelle)
15:00 - EL - Alcides Goulart e Felipe Vellozo (O grande segredo, ed. Jovem)
16:00 - BJ - Rosa Amanda Strauzs (adapt.) e Marilia Pirillo (O baile do fim do mundo, de Sylvia Orthof, ed. Rovelle)
09:00 - EL - Marilio Pirillo (Um fio de amizade, ed. Larousse)
11:00 - BC - AEILIJ Solidária e Fundação Dorina Nowill (10 Livros em braille)
11:00 - EL - Anna Rennhack (Carmela vai a escola, de Amélia Prado, ed. Record)
11:00 - EI - Hermes Bernardo Júnior (Performance de Ilustrador)
13:00 - EL - Rogério Andrade Barbosa (Contos da terra do gelo, ed. do Brasil)
14:00 - BJ - Tereza Cristina Campitelli (Aventureiros da Serra, ed. RHJ)
14:00 - EL - Fabio Sombra (Folia de reis, a festa em corde e Maracatu, a festa em cordel, ed. Escrita Fina)
15:00 - BE - Ieda de Oliveira (O que é qualidade em literatura infantil e juvenil, ed. DCL)
15:00 - EL - Hermes Bernardi Júnior (Medo dó de medo monstro, ed. Zit)
16:00 - EL - Hermes Bernardi Júnior (Lilliput de sorvete e chocolate, ed. Larousse)
09:00 - EL - Marilia Pirillo (Rita, Rita, Rita!, ed. Mundo Mirim)
11:00 - BJ - Júlio Emílio Braz (Jovens náufragos e suas batalhas, ed. Global)
11:00 - EL - Luís Pimentel (A palavra, o que é? e A menina, a vaca e o avô, ed. Positivo)
13:00 - BJ - Luís Pimentel (Felicidade foi embora, ed. Prumo)
13:00 - BC - Mauricio Veneza (Encontro)
13:00 - EL - Júlio Emílio Braz e Salmo Dansa (João e o pé de feijão, ed. Larousse)
14:00 - EL - Fernanda Morais (A cobra e a corda e Botas e bolas, ed. Escrita Fina)
14:00 - EL - Ronize Aline (O dono da lua, ed. Escrita Fina)
15:00 - BJ - Stella Maris Rezende (A sobrinha do poeta, ed. Globo)
15:00 - BC - Hellenice Ferreira (A lenda do alecrim, ed. Escrita Fina)
15:00 - BC - Andrea Viviana Taubman (O menino que tinha medo de errar, ed. Escrita Fina)
15:00 - EL - Anna Claudia Ramos e Patrícia Melo (Ler é..., ed. Zit)
15:00 - EI - Mauricio Veneza (Performande de Ilustrador)
16:00 - BJ - Hellenice Ferreira (Namoro encantado, ed. Globo)
16:00 - BJ - Hellenice Ferreira (Amor de mãe d´àgua, ed. Escrita Fina)
16:00 - EL - Salmo Dansa (Maria e Mariana, ed. Larousse)
10:00 - BC - Alexandre de Castro Gomes (Viagem mundial interativa, ed. RHJ)
11:00 - BC - Luciana Savaget (Encontro)
13:00 - BC - Marilia Pirillo (Gato sapeca, ed. Rovelle)
14:00 - BJ - Anna Claudia Ramos (Não é bem assim a história, ed. Prumo)
15:00 - BC - Stella Maris Rezende (A menina Luzia, ed. DCL)
15:00 - EL - Eliana Pougy (A menina rabiscadeira, ed. Moderna)
10:00 - BJ - Luiz Antonio Aguiar (O maior mágico do mundo, ed. Biruta)
10:00 - EL - Ana Cristina Melo e Cris Alhadeff (O banho de Nina, ed. Escrita Fina)
10:00 - EL - Cristina Villaça (Família Alegria, ed. Escrita Fina)
11:00 - BC - Luiz Antonio Aguiar (O baú do tio Quim, ed. Biruta)
11:00 - EI - Anielizabeth (Peformance de Ilustrador)
12:00 - BJ - Sonia Rosa (Vovó Bentuta, ed. Record)
13:00 - BJ - Fabio Sombra (De onde nascem as histórias, ed. Record)
13:00 - BC - Glaucia Lewicki (Encantos e encrencas com a Cinderela, ed. Gryphus)
14:00 - EL - Fabio Sombra (Mês de junho tem São João, ed. Zit)
15:00 - BJ - Júlio Emílio Braz (Griot - Histórias que ouvimos na África, ed. Melhoramentos)
15:00 - BC - Glaucia Lewicki (Uma luz na escuridão, ed. Mundo Mirim)
16:00 - EL - Rogério Andrade Barbosa (Madiba, o menino africano, ed. Cortez)
11:00 - BC - Glória Kirinus (Carta para el niño, ed. Paulus)
14:00 - EL - Leo Cunha e Salmo Dansa (Num mundo perfeito, ed. Paulinas)
15:00 - BJ - Ilan Brenman (Mais narrativas preferidas de um contador, ed. DCL)
15:00 - BC - Alcides Goulart (Super Z, ed. Jovem)
15:00 - EL - Leo Cunha (Cantigamente / Em boca fechada não entra estrela (nova edição), ed. Nova Fronteira)
16:00 - EL - Anna Claudia Ramos e Sandra Pina (Aconteceu na escola, ed. Pallas)
17:00 - BJ - Leo Cunha, Rogério Andrade Barbosa e Luiz Antonio Aguiar (Segredos de amor / Era uma vez a meia-noite, ed. Record)
15:00 - EL - Leo Cunha (O reino adormecido, ed. Record)
16:00 - BJ - Leo Cunha (Videntes e outros pitacos no cotidiano, ed. Melhoramentos)
17:00 - EL - Sonia Travassos (Meu avô tem oito anos, ed. Globo)